Pesquisar

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Como organizar uma festa de bodas


Cada aniversário de casamento é conhecido como bodas e é uma data muito especial para o casal. Todo ano comemora-se uma boda diferente com uma reunião entre os parentes e amigos mais queridos.
Para organizar uma festa de bodas é necessário estar atenta aos detalhes para a comemoração ser perfeita. Primeiramente o casal deve decidir quanto estão dispostos a gastar e a dimensão da festa, depois é hora de preparar a lista dos convidados.
Próximo passo é pensar na recepção dos convidados. Considere um lugar que acomode a todos, pode ser na casa dos pais do casal, dos sogros, ou em um salão de festas do prédio. Caso o seu orçamento permita reserve um salão de festas adequado e decorado a essa ocasião especial.
O horário do evento deve ser escolhido de acordo com a conveniência dos seus convidados. O convite da festa de bodas pode ser feito pessoalmente ou por telefone, o que dispensa a necessidade de ser impresso, mas caso a data seja mais do que especial para o casal faça convites manuscritos.

(Fotos Coffee Delicia)

offee Delicia Coffee Break

 convite bodas
O casal deve pensar nos detalhes da festas de bodas juntos. A escolha da decoração, menu, bebidas, funcionários para o serviço de bufê, lembrancinha e as roupas usadas pelos anfitriões deve estar de acordo com a personalidade do casal.

Bodas, o que servir?

O cardápio deve ser escolhido de acordo com o orçamento estipulado. Caso você faça a festas de bodas em casa, pode escolher um prato único para facilitar sua vida.

Cardápio simples

  • Uma variedade de três massas é uma opção boa e econômica.
  • Feijoada e churrasco são opções para serem servidas no almoço.
  • Uma noite de pizza é gostoso e muito descontraído.

Cardápio Moderno

Festa de bodas
Cozido, cassoulet, bacalhoada, bobó de camarão, paella são pratos únicos finos e deliciosos. Para não ter erro caso na escolha de um deles providencie uma salada variada e uma massa. Assim agradará a todos. Servir finger food em festas de bodas é muito atual.

Cardápio sofisticado

Para um jantar ou almoço sofisticado é indicado:
  • Uma ou duas saladas dependendo do número de convidados.
  • Uma massa com molho sofisticado.
  • Um peixe
  • Uma carne
  • Dois acompanhamentos
  • Dois tipos de sobremesas
  • Frutas
  • Docinhos
  • Bolo

Bebidas

Festa de bodas
Pense primeiro nas bebidas não alcoólicas. Veja uma estimativa de quantidade.
  • Água mineral 150 ml por convidado.
  • Club soda 1 garrafa (ou lata) para cada 12 convidados.
  • Refrigerantes ou sucos 400 ml por convidado se outra bebida for servida junto, e 600ml se só refrigerante for servido.
Sirva bebidas geladas, portanto providencie um tanque com gelo e água. Se o espaço não comportar alugue em casas de material de festas, grandes tinas para este fim.
  • Copos - São 2 copos ou 2,5 copos por pessoa, isto é se forem 50 pessoas você deve alugar 125 copos.
  • Gelo - 1 saco de gelo de 5 quilos para cada 10 pessoas.
  • Guardanapos descartáveis - 1 pacote de guardanapos de papel (50 unidades) para cada 10 pessoas.
Dependendo do cardápio escolha servir cerveja ou vinho, nunca os dois juntos.
  • Cerveja (600 ml) 1 garrafa a cada 2 convidados
  • Se a cerveja for em lata, multiplique por 2
Caso o casal não entenda sobre vinhos é indicado consultar um vendedor de lojas de vinho ou até um sommelier. Você também pode procurar uma loja que fornece vinhos em consignação, assim as garrafas que você não usar serão devolvidas.Atenção: Não sirva vinho com salada.
  • Vinho branco - 1 garrafa para cada 2 convidados se este for servido durante um coquetel.
  • Vinho tinto - 1 garrafa para cada 3 ou 4 convidados quando for servido durante o almoço ou jantar.
Você pode também servir champagne do começo ao fim de sua festa pois combina com todos os pratos.
  • Champanhe - 1 garrafa a cada 2 convidados se este for servido durante toda a festa. Se for servido só na hora do brinde uma garrafa é suficiente para 8 pessoas.
Se a bebida escolhida for whisky a quantidade é 1 garrafa para cada 8 convidados.

Sobremesas

 bolo de bodas
Tenha sempre uma torta, uma mousse, duas qualidades de sorvetes com calda quente.

Docinhos

São dispensáveis nas festas mais descontraídas, mas se fizer questão encomende umas balas de ovos ou de chocolate. Caso tenha uma mesa de docinhos, como no casamento, encomende seis docinhos por convidado. As doceiras saberão orientar na escolha das variedades.

Bolo

Se você não dispensa comemorar os aniversários de casamento escolha fazer um cardápio simples e encomende um bolo de bodas. Sirva o bolo depois da sobremesa e calcule aproximadamente 60 grs por pessoa, caso sirva apenas o bolo a quantidade é de 100 grs por pessoa.

Lembrancinha

Um bem-casado para presentear os convidados é muito carinhoso. Calcule no mínimo dois por pessoa.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Como montar um Projeto Social

Por melhores que sejam as intenções de uma organização não governamental, suas idéias devem ser expostas em forma de projetos para que possam estar documentadas e estruturadas de forma a alcançar os resultados desejados com qualidade e eficiência, possibilitando a gestão das ações e dos recursos.
Projeto é algo que tem início e fim, que necessita de recursos específicos para o alcance de resultados específicos. No caso de projetos sociais, nascem para dar respostas aos problemas, são responsáveis por alterar a realidade da organização, estruturando-a e promovendo seu desenvolvimento. Eles também são utilizados para captação de recursos, pois, assim, os financiadores podem visualizar melhor as intenções da ONG, saber no que os recursos serão aplicados, que tipo de atividades serão realizadas e qual impacto elas surtirão dentro da comunidade-alvo.
Antes de iniciar o projeto, além da existência de um planejamento estratégico e/ou plano de captação, a organização deve ter claramente definida as necessidades e demandas que o projeto irá atender, quais os atores envolvidos (executores e beneficiados), os recursos necessários, a sua viabilidade (social e econômica) e objetivos que se deseja alcançar.A estrutura básica de um projeto é formada por:

  • Apresentação da organização: dados e histórico da entidade proponente, descrição dos projetos já realizados e/ou em andamento, lista de parceiros e apoiadores.
  • Resumo: feito depois do projeto finalizado. Deve conter as principais idéias.
  • Contextualização: análise da situação, histórico e situação sócio-econômica da comunidade-alvo. Utilização de dados estatísticos ou referenciais.
  • Justificativa: o porquê de o projeto existir e deve ser aprovado, o nível de importância do projeto.
  • Objetivos: geral e específicos; que estão ligados à justificativa e aos resultados desejados.
  • Descrição do Público-alvo: caracterização de quem será atendido pelo projeto direta e indiretamente. Quantidade direta e indireta de beneficiários.
  • Quadro de Metas: relacionadas aos objetivos específicos, são as ações e os resultados que definirão o impacto do projeto. Devem ser acompanhadas dos indicadores quantitativos e qualitativos.
  • Metodologia: como o projeto será executado, quais modelos ou tecnologias sociais serão utilizados. Como será monitorado e avaliado.
  • Equipe Executora: (quem) a equipe profissional responsável pela execução e acompanhamento do projeto e como essa equipe irá trabalhar.
  • Parceiros: quem apoiará o projeto ou apóia a instituição.
  • Cronograma de execução: ações dispostas em prazos.
  • Orçamento: deve ser objetivo e claro, de acordo à disponibilidade do financiador.
  • Anexos: relatórios, cartas de apoio, currículo dos profissionais e o que a organização achar necessário para reforçar o projeto.
Com essas informações estruturadas, o projeto está pronto para buscar parcerias, apoiadores, voluntários, recursos e ser iniciado com grandes chances de sucesso.

sábado, 10 de setembro de 2011

Dicas para organizar uma festa de casamento de sucesso

2011

 Da lembrancinha ao local da festa, cada detalhe é importante para que nada dê errado no dia do seu casamento. Afinal, tudo acontece em apenas algumas horas, sem chances de remediações futuras. Por isso, vale ficar atenta às dicas dadas por especialitas no assunto.


Seu, só seu
O casamento é um momento único. “Não faça a sua festa pensando nos outros. Faça-a pensando em si mesma, no que vai lhe agradar. A festa tem que combinar com você em tudo. Se não for ‘a sua cara’, não faz sentido”, disse Fernanda Suplicy, diretora do site Yes Wedding e uma das idealizadoras do Wedding Awards, espécie de “Oscar do casamento”.
Quando começar a organizar o seu casamento, não pense apenas individualmente nos detalhes. É preciso pensar neles como um todo também. “A pessoa precisa estabeleceer uma linguagem única, que harmonize todos os aspectos da festa num mesmo estilo, com uma mesma proposta. Senão, os próprios convidados se perdem na essência do casamento”, falou Lizie Chermann, assessora da MS Eventos Especiais.
Há flores por todos os lados
Flores são obviamente permitidas na decoração, mas tome cuidado para não cair nos mitos de “quanto mais, melhor” ou “o que é caro, é nobre”. Segundo a cenógrafa de festas Renata Chapchap, não se pode pecar pelo excesso. “Quantidade não determina qualidade. O que vale é a arte dos arranjos, a elegância”, disse. Quanto ao nobre, ela contou que há tantos tipos de flores lindas por aí, que não são só as caras que brilham mais. Todas se comunicam e têm uma mensagem. “O importante é que essa mensagem seja a que os noivos queiram passar”, disse.
Casamento iluminado
Um dos itens de decoração ainda pouco explorados é a iluminação. “Pode-se dizer que 50% da cenografia do casamento é a iluminação. Um cenário simples, mas bem iluminado, fica sofisticado”, disse Renata. Segundo a especialista, a iluminação é um recurso ilimitado. A dica dela é optar por luzes indiretas na festa, como fazer uso de luminárias e abajures. “Velas são uma ótima pedida também, pois dão um toque romântico ao casamento”, disse.
Seja criativa ao montar a mesa de doces do seu casamento
Ponto-alto: a mesa de doces
Não há como negar que ela é sempre foco nas festas de casamento. “Na hora de escolher como decorar a mesa, cuidado com o exagero. Seja criativa, brinque com cores e com iluminação, mas não deixe a mesa poluída demais”, falou Renata Chapchap. Uma outra dica sobre os doces vem da assessora Lizie Chermann: sirva-os na pista, em copinhos, para o pessoal conseguir comer sem parar de dançar. “Com certeza, todo mundo vai gostar”, disse.
Espaço limite
O tamanho do local da sua festa também é importantíssimo. “Determine bem qual será o número de convidados antes de decidir onde será a festa para não correr o risco de ter uma superlotação ou do espaço ficar vazio demais”, disse Renata. A disposição das mesas também tem que ser cautelosa para não causar trânsito. Segundo a especialista, o ideal é que, no espaço entre as cadeiras de uma mesa e as de outra, seja possível passar uma pessoa caminhando tranquilamente. Menos que isso pode provocar desconforto para os convidados.
Banda ou DJ?
O primeiro passo para escolher quem comandará o som do casamento é compreender qual será o público da sua festa. “Bandas de casamento costumam ter um repertório amplo, mas não o suficiente para agradar os jovens e os mais velhos ao mesmo tempo. Ou um, ou outro. Os DJs têm mais facilidade para isso”, disse Lizie Chermann. A dica da especialista para quem faz questão de ter uma banda é optar por uma que não seja de casamento, que toque um estilo mais específico, para ter como atração. Neste caso, o ideal é manter o DJ até o jantar, com músicas que sejam mais do gosto dos mais velhos e, em seguida, a banda fazer sua apresentação para animar os mais jovens. O DJ pode voltar mais tarde, com músicas variadas.
O clique ideal
A festa pode até durar apenas um dia, mas as fotografias são a chance de você eternizar esse momento. Por isso, não é qualquer foto que conta. “Na hora de contratar um fotógrafo, é preciso conhecê-lo bem, tanto o seu trabalho quanto a sua personalidade. É preciso ter total confiança no nele”, disse Márcia Charnizon, fotógrafa especializada em casamentos. Além disso, algumas dicas na hora de brifar o profissional também fazem a diferença. “Peça para ele fotos naturais, que traduzam os momentos verdadeiramente. Fotos posadas, muitas vezes, podem parecer forçadas e não é essa a intenção”, completou.
Não force a lembrança
Na hora de bolar o que dar de lembrancinha aos seus convidados, pense no dia a dia deles. “De nada adianta dar algo útil, mas com as iniciais ou com uma foto dos noivos. Assim, as pessoas não vão se sentir à vontade para usar o item em várias ocasiões”, disse Lizie Chermann. “Opte por uma estampa que combine com a sua festa, algum detalhe. Assim, os convidados vão lembrar de seu casamento depois, mas sem aquela lembrança explícita”, falou.
Momento Cinderela
Escolher o sapato não é tão simples. Ao contrário do que muitas pensam, ele com certeza vai aparecer. A moda ultimamente tem sido usar sapatos coloridos. “Se você prefere um sapato com cor marcante, sem problemas, contanto que ele se adeque ao seu estilo. Para não errar, escolha tons que combinem com a sua pele. É certeza de sucesso”, disse a estilista Emannuelle Junqueira. Segundo ela, o importante é que o sapato seja elegante e confortável.
Evite exagerar nos acessórios
Invista no seu brilho natural
A estrela da festa é, sem dúvida alguma, você – a noiva. Por isso, não há a necessidade de exagerar tanto em acessórios ou num vestido com muito brilho. “Antigamente, usava-se bastante. Hoje em dia, acaba ficando brega. Para não errar, foque em alguma região do vestido, como um cinto, uma alça ou um barrado, e aplique o brilho”, disse Emannuelle.
Arranjo de mesa não é buquê
Segundo Emannuelle, o maior erro cometido pelas noivas na hora de escolher o buquê é optar por um que combine com a decoração da festa. “Uma coisa independe da outra. O buquê tem que ser algo leve, é um acessório. Ele tem que combinar com a personalidade da noiva, não com a decoração”, falou a estilista.
Branco básico
Noiva de vestido branco é clássico. Mas a cor pura tem sido menos usada. “O branco, quando muito branco, pode parecer sintético. A dica é escolher um vestido off-white, aquele branco menos gritante”, indicou Emannuelle Junqueira. Conforto também é importante. “Pense que você vai usar o vestido por horas, vai dançar, sentar, levantar, abraçar… Se ele não for confortável, você acaba não aproveitando a sua própria festa”, disse. E, para achar o modelo ideal, a dica da estilista é pesquisar muito, buscar referências, ver muitas revistas e sites internacionais. Tudo para encontrar o vestido ideal.
Fôlego até o fim
Um dos grandes medos é que a animação da festa não dure até o fim. Mas isso também depende dos noivos. “Sempre insisto para os noivos ficarem na pista durante toda a festa, sem ficar circulando nas mesas ou sentados. Com o casal animado e dançando, os convidados acabam se animando junto também”, disse Lizie Chermann.
Bons conselheiros
Se tem uma coisa com a qual todos os especialistas concordam é que você precisa estar rodeada de bons profissionais, que sejam de sua confiança e que combinem com o seu estilo, para que realmente consigam realizar o seu sonho, sem erros.