Pesquisar

terça-feira, 10 de maio de 2011

PRODUTOR DE EVENTOS

Planeja, organiza, promove e produz eventos, conferencias e funções para vários tipos de entidades como empresas, organizações, comunidades e grupos. É também chamado de:
  • Coordenador de eventos
  • Organizador de eventos
  • Promoter de eventos
  • Promotor de eventos   
Quais são as tarefas e responsabilidades do produtor (a) de eventos ?
· Desenvolver conceitos para o evento

· Criar planos e documentação para o evento.

· Criar orçamentos para o evento

· Encontrar e organizar fornecedores, funcionários e voluntários.

· Reservar os locais e equipamentos do evento.

· Promover e fazer o marketing do evento nas mídias e para os grupos

· Acompanhar o desenrolar do evento

· Se necessário, organizar arrecadação de fundos, patrocínios e venda / distribuição de convites / ingressos para o evento



Quais são os requisitos para ser um produtor (a) de eventos ?


Habilidades e conhecimentos
É necessário ter conhecimentos práticos em relação às disponibilidades de fornecedores que possam prover todo tipo de coisas necessárias para um evento como: local, apresentadores, palco, iluminação, equipamentos de som, acomodações etc.

O produtor (a) de eventos deve:
· Ter conhecimentos de locais, fornecedores usados pela área de eventos.
· Ter conhecimentos dos requisitos de saúde e segurança mais importantes.
· Ter conhecimento do segmento de entretenimento e hotelaria.
· Boa comunicação e habilidade em lidar com pessoas.
· Ter habilidade de negociação e de relações públicas.
· Saber gerenciar seu tempo e ter habilidade para organizar.
· Ter habilidade para tomar decisões.
· Ter habilidade para gerenciar finanças e orçamentos.


Qualidades pessoais.
Deve ser criativo, imaginativo, ter habilidade para inovar e ser detalhista. Deve também saber gerenciar grandes projetos, um grande número de pessoas e trabalhar com prazos bem curtos.

Requisitos físicos
Aparência limpa e arrumada e boa forma física para assessorar eventos esportivos.

 
Como iniciar na profissão de produtor (a) de eventos ?


Educação secundária é suficiente pois as habilidades são conseguidas no próprio trabalho. É recomendável que os coordenadores de eventos assistam palestras versando sobre o segmento de eventos.
Não existe nenhum requisito educacional para tornar-se um coordenador de eventos. Alguma matérias interessantes são: inglês, matemática, administração e contabilidade. Algumas empresas exigem formação superior e, nestes casos, um curso de gerencia, marketing, turismo, hotelaria, comunicações podem ajudar bastante.
Uma boa experiência é ter trabalhado em alguma das seguintes áreas: hotelaria, turismo, gerencia de projetos, relações públicas e marketing.
Carreira profissional
Os coordenadores podem atingir outras posições mais elevadas na empresa ou iniciar sua própria empresa de eventos.

 
Como é o local de trabalho do produtor (a) de eventos ?


Trabalham em escritórios, nos locais dos clientes, onde os eventos ocorrerão, locais fechados ou abertos. Alguns coordenadores viajam para eventos que ocorrerão em outros locais. As condições de trabalho variam dependendo do local e do tipo do evento e podem ser estressantes.
Equipamentos
Usam telefones celulares, computadores e softwares de gerenciamento de eventos. Podem alugar outros equipamentos com iluminação, palco e equipamentos de som.

Horários de trabalho
Trabalham normalmente nas horas normais de um escritório embora possam trabalhar longos períodos de tempo quando se aproxima a data de um evento. Os eventos normalmente ocorrem for a do horário normal e, assim, muitas vezes, o produtor de eventos tem que trabalhar nos fins de semana ou durante a noite. Em resumo, o horário de trabalho é muito variado pois normalmente o horário de entretenimento das outras pessoas será seu horário de trabalho.

Contato com pessoas
Trabalham com uma ampla variedade de profissionais e organizações sendo que os vários grupos com os quais interagem depende do tipo de evento. Normalmente os contatos são os seguintes:
· Fornecedores de refeição, lanches etc.
· Fornecedores de equipamentos e transporte para eventos.
· Locais, hotel, funcionários de companhias aéreas.
· Agentes de artistas, músicos e conferencistas.
· Representantes de empresas, comunidades e organizações de eventos.
· Advogados e contadores.
· Voluntários e assistentes.
· As pessoas que estarão presentes nos eventos.
· Imprensa
· Patrocinadores

 

Qual é o futuro da profissão de produtor (a) de eventos ?


É um bom futuro. Estima-se que o número de pessoas envolvidas nesta profissão deve aumentar nos próximos anos devido ao crescimento do número de eventos. Exemplos: eventos para promover cidades, regiões ou atrair turistas.

Depoimentos de produtor (a) de eventos experientes:
Vejamos um resumo de depoimentos de profissionais da área de eventos.
Produtor (a) de eventos 1:
· Fui atraído pela variedade do trabalho e, também, com as semelhanças com o mundo dos shows e teatro.
· O serviço é muito variado da mesma forma que as pessoas que participam dos eventos. Um dia você organiza uma festa para celebrar uma determinada vitória e, em outro dia, está numa reunião da indústria aeronáutica para realização de um conferencia.
· Minha formação é em desenho industrial e trabalhei como designer durante algum tempo. Também trabalhei no campo da saúde e como relações públicas. Hoje tenho minha própria empresa com total foco em eventos.
· Um item importante nesta área é criatividade para que o evento seja um sucesso e atraia pessoas. O evento tem que ser criativo, realmente interessar às pessoas e criar vontade de participar. Há necessidade de inovação.
· Lembre sempre que será avaliado em função dos seus últimos eventos. Você será tão bom quanto o seu último evento.
· Neste campo há muita necessidade de comprometimento, entusiasmo, motivação e paixão para o trabalho de modo a criar eventos extraordinários.



Produtor (a) de eventos 2:
· Iniciei na área de eventos há alguns anos através da música pois eu estudava jazz e música clássica e tive que organizar um concerto. Era um festival de música feminino e eu tive uma idéia para o tema do concerto e os organizadores do festival gostaram muito da idéia, desde que eu conseguisse o dinheiro para o festival. Eu aceitei o desafio, consegui o patrocínio, organizei o local e as partes técnicas e fiz o marketing do festival. O festival foi um grande sucesso.

· No próximo festival me chamaram novamente para gerenciar todo o evento. Eles tinham um comitê artístico e eu era responsável por tudo desde o orçamento, marketing e mídia, conseguir local, equipamentos etc. E, assim, iniciei minha profissão.
· Ser voluntário para ajudar em um evento pode ser uma boa forma de conseguir experiência no campo. Se ver um evento anunciado procure entrar em contato com os organizadores e diga que deseja ser voluntário. Cada dia aprenderá algo novo.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário